<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, abril 16, 2010

PENSE : LOGO EXISTE

Achei divertida a mini-polémica paroquial sobre a proposta do actual executivo camarário para criar um novo “logotipo” identificador do Município da Figueira da Foz. Um Município é uma pessoa colectiva territorial, consagrada constitucionalmente. Numa escala menor, como a República Portuguesa. Não é uma empresa, um programa, ou um produto turístico. Num plano institucional, o símbolo ( ou logo) que o identifica, merece consistência e permanência no tempo. Não se altera quando convem, ou se muda de gosto, ou porque sim, ou por dá cá aquela palha. Como deve acontecer com a bandeira, por exemplo.
O símbolo ( ou o logo, para dar mais chic à coisa...) do Município da Figueira da Foz é, de há muitas e muitas décadas a esta parte, o seu consagrado brasão. É o que consta de resto a encabeçar documentos do Município, tais como este ou este. Como sucede com documentos da República Portuguesa, cujo símbolo oficial é a esfera armilar.
Porquê então essa patusca ideia de abrir este concurso para a criação de um “logotipo”, que aliás não se percebe bem se é para o Município ou para Câmara Municipal ? Acaso será uma ou outra entidade assim uma espécie de uma rede de supermercados, marca de shampô, ou produto turístico como a aquela campanha do “Allgarve” inventado pelo ministro que fez uns corninhos nos Parlamento? E não haverá preocupação mais importante e prioritária de que deva ocupar-se a actual edilidade ?
É certo que há municípios, como por exemplo o de Coimbra, que tambem criou um “logo tipo” muito modernaço, no caso uma coroazinha circular, interrompida com um tracinho. Mas a parolice de alguém nunca servirá de desculpa para a parolice própria.
Mas divertido também foi, por outro lado, o argumento usado por um Vereador não executivo, ex-colaborador muito próximo de Santana Lopes, que veio discordar da iniciativa, porque ela pretenderia apagar os tempos de glória passada, ali graficamente traduzidos no estilizado sol do logotipo adoptado para a exemplar e muito bem gerida empresa municipal que foi e é a Figueira Grande Turismo .
A gratidão é um sentimento muito bonito, que fica bem a quem a demonstra. Levado à quinta ou sexta potência, transforma-se em proselitismo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?