terça-feira, abril 20, 2010
O LOGOTIPO DO RADIOSO SOL DA PRAIA DA CLARIDADE
Vai para quase dois, andava a passear em Bratislava, capital da Eslováquia, na sua marginal ao longo do Danúbio. Às tantas, vejo de relance uns paineis publicitários, como os ilustrados na imagem acima. Gogitei com os meus botões : não querem lá ver que a publicidade da Figueira Grande Turismo já chegou a Bratislava ? Aproximei-me, e verifiquei que afinal não. Tratava-se de publicidade de um evento cultural, “The Summer of Culture Festival”, feita com um logotipo muito semelhante, quase idêntico, diria, à imagem estilizada do radioso sol que, em certas almas mais sensíveis, traz ao subconsciente a saudosa memória da aura dos tempos de Santana Lopes .
Fui tentado a cogitar com os meus botões : quem terá plagiado quem, ou o quê? Ainda hoje essa dúvida não me deixa dormir.
Entretanto, leio as explicações do Presidente da Câmara da Figueira para se criar (quase de bolrla, parece...) um design de um novo logotipo. É que o brasão actual “não cumpre, porque não é essa a sua função, os objectivos de um logótipo, enquanto imagem de marca dinâmica de uma instituição”. E por isso, um novo logotipo deverá servir para “num quadro apelativo, dentro e para além das nossas fronteiras, se associar aos projectos estruturantes de desenvolvimento local” .
Fico esclarecido. E também esperançado que, depois do novo logotipo ser adoptado, a nossa terra entre por fim num novo trilho de desenvolvimento local, “alavancado” (eheh...aí está um termo bem na moda...) por projectos estruturantes....
(clicar na imagem acima para a ampliar)