<$BlogRSDUrl$>

domingo, março 21, 2010




A FIGUEIRA E AS ÁRVORES (1)

No semanário “O Figueirense” da passada 6ª feira, li que o Dia Mundial da Árvore iria ser comemorado na Figueira da Foz, através da plantação de 40 árvores, no Parque das Abadias, com a ajuda de crianças das escolas do Concelho. Achei óptima e muito louvável a ideia, e dei-lhe o meu mental aplauso.
Não estou seguro de que tal cerimónia tenha tido lugar. Se teve, não dei por ela ; nem tão pouco dou por mais 40 árvores plantadas no verde parque . Na sua área a sul da avenida Joaquim de Carvalho, não foram, de certeza. E era aqui que se impunha a plantação de umas boas dezenas de árvores.
Nos anos 70, o estilo inglês do Parque das Abadias, de largas extensões de relva verde, era muito apreciado. Para além do mais, permitia que, com muita frequência, dele pudessem ter usufruto muitos jóvens ( e também menos jóvens..) a jogar futebol, por exemplo . Não havia então na cidade da Figueira muitos espaços para o efeito. Estes foram depois surgindo, designadamente quando o parque se estendeu, de forma mais cuidada, para norte da avenida Joaquim de Carvalho. Ou quando foram, e muito bem, instalados os espaços e os equipamentos para praticas desportivas no areal da praia junto à marginal.
A meu ver, não se justificará manter os seus extensos espaços do Parque das Abadias praticamente apenas cobertos de relva. O Parque seria mais atractivo e “amigável” se, sobretudo no verão, contasse com mais zonas de sombra.
Há 40 anos, as grandes árvores que se encontram na proximidade da avenida Gaspar de Lemos, acabadas de plantar, tinham uma altura que não excedia a de uma pessoa adulta. O mesmo acontecia com os 3 ou 4 imponentes pinheiros que por lá hoje se podem apreciar, como mostram as fotos acima.
Imagine-se agora como poderia vir ser o resto do parque que hoje só tem relva, com uns 40 a 50 pinheiros por ele espalhados. Não seria cenário para eu ainda poder apreciar. Mas com as árvores e as florestas, sucede isso : quando se plantam, não são activos do presente. São activos deixados como herança para o futuro.
(clicar nas imagens para as ampliar)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?