<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, março 08, 2010

(DES)CONHECER OS DETALHES

O truque já é bem conhecido. Custa a compreender que ainda engane tantos eleitores. Primeiro, na campanha eleitoral, quero crer que por mera ingenuidade ou por lamentável inexperiência política, promete-se este mundo e o outro, eleva-se muito a fasquia das promessas e das expectativas.
Conquistados os votos, alcançado o poleiro do poder, verifica-se que a fasquia estava irresponsávelmente colocada alta demais ; e ai Jesus, eu bem queria fazer obra e cumprir o prometido, mas afinal a situação financeira é muito pior do que eu imaginava.
É isto que me ocorre comentar quando leio a entrevista do actual Presidente da Câmara da Figueira da Foz, hoje dada à estampa no Diário As Beiras de hoje. A toda a largura da página 8, o título é: “Sabia que a situação era difícil mas desconhecia os detalhes

Ora não era preciso conhecer os detalhes. Bastaria ter consultado os relatórios e contas de 2008 da administração da Câmara Municipal e das empresas municipais por aquela tituladas, para se saber que a dívida consolidada de todo o Município seria, pelo menos, da ordem dos 80 milhões de euros (ME). Pelos vistos será mais, da ordem dos 90 ME, coisa que de resto não teria sido impossível de apurar por quem se estava propondo a tomar o comando da gestão municipal .

Corro o risco de ser acusado de bota-abaixismo, eu sei. Mas até agora ainda não vi sinais de acções verdadeiramente tendentes à correcção do enorme passivo municipal. Para o Carnaval, foram atribuidos 150 ME, a FGT continua a sorver recursos, o CAE idem aspas.
Tenho visto economias de trocos, em medidas de algum peso simbólico e emblemático, mas de pouco peso nas reduções da despesa municipal.
As acções simbólicas e emblemáticas são evidentemente importantes e de louvar, pelo exemplo que podem significar e pela eventual mobilização que possam provocar. Mas não chegam. É precisa coragem política para mais.
Entretanto, com a barriga, vai-se empurrando os problemas para a frente. Por enquanto, espera-se pelas conclusões da auditoria. Depois, logo se vê....

This page is powered by Blogger. Isn't yours?