<$BlogRSDUrl$>

sábado, março 20, 2010

CRITÉRIOS JORNALÍSTICOS

Mais de cem mil portugueses ocuparam o seu tempo livre de hoje, sábado, em regime de voluntariado, para limpar as florestas portuguesas da porcaria que outros portugueses lá deixaram. Foi porventura a mais espectacular e assombrosa acção de mobilização cívica da sociedade civil alguma vez realizada num só dia em Portugal.
Pensei que a notícia e as reportagens do evento iriam abrir os telejornais das 20:00 horas. E que ocupariam muito tempo de antena, em todos os canais. Qual quê!
A RTP, a tal do “serviço público de televisão”, começou o telejornal pelo bla-bla-bla do Primeiro-Ministro a discursar, com a muleta do teleponto, a fingir que estava improvisando, numa coisa chamada de “Novas Fronteiras”. Seguiram-se umas palavrinhas do candidato Manuel Alegre a dizer mal do PEC, mas não dando uma sobre como deveria ser e como fazer. Só depois apareceram imagens de cidadãos ( os politicos e os jornalistas chamam-lhe “populares”) a apanhar e recolher lixo, à chuva. Ainda assim, centradas nos mediáticas aparições colaborantes do Presidente da República e da Ministra do Ambiente.
A SIC, começou o noticiário com umas notícias de uns crimes , uns assaltos , ou cenas semelhantes, assim muito a jeito do estilo do “Jornal do Crime”
A TVI , à semelhança da RTP, abriu o seu “Jornal da Noite” tambem com imagens do Primeiro-Ministro, muito animado, a discursar em Braga, num comício partidário a que chamaram as tais “novas fronteiras” . Depois, umas dicas sobre as eleições internas do PSD e de depoimentos dos candidatos e putativos líderes. A notícia e as reportagens sobre o “limpar Portugal” apareceram já passavam 25 minutos das oito da noite.
E assim estão os critérios jornalísticos dos nossos magníficos canais de televisão. Quase dá vontade de fazer zapping e ir parar a algum canal porno que por lá haja na grelha da TV Cabo....

This page is powered by Blogger. Isn't yours?