<$BlogRSDUrl$>

sábado, março 06, 2010

CEM DIAS NUM LONGO DISCURSO

Na passada 5ª feira (4 de Março), o Presidente da Câmara da Figueira da Foz fez um longo discurso subordinado ao tema “Dias de governação”. Não foi na Assembleia Municipal, não senhor ; foi directamente aos figueirenses, “olhos nos olhos”, quiça assim a modos de um exercício de “democracia directa” tão querida de certos líderes políticos mundiais , bem conhecidos.
O longo discurso foi de manhã, tendo terminado, ao que julgo, entre as 11 e as 12 horas. Perante uma vintena de pessoas presentes, número muito mais reduzido que o número de membros da Assembleia Municipal, orgão autárquico que funciona em obediência aos princípios da democracia representativa. A qual, sendo menos “directa” e menos “popular”, é o modelo usado em todos os países europeus, verdadeiramente democráticos.

Logo na tarde desse mesmo dia, ainda muito antes do entardecer, o discurso apareceu no site do semanário local “O Figueirense”. Eram 7 páginas de texto, com 3771 palavras e 20 425 letras.
De duas uma. Ou o pessoal do semanário é muito rápido e muito lesto a escrever no computador (muito mais lesto que os serviços do PGR, que levaram 3-dias-3 a dactilografar um despacho com 26 folhas...) ; ou o texto do discurso terá sido passado aos jornalistas presentes já em CD ou numa pen, prontinho a passar a texto no site da internet, e ir direitinho para a versão impressa do semanário, que logo estava nas bancas na manhã do dia seguinte.
Inclino-me por esta última hipótese. Será prova da adesão dos governantes municipais às novas tecnologias da informação. O que só lhes fica bem, devo sublinhar.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?