<$BlogRSDUrl$>

sábado, março 06, 2010

APROVEITAR A SABEDORIA DOS SENADORES

O Parlamento Português têm uma só Câmara. A presente legislatura da Assembleia da República tem poderes para rever a Constituição.Talvez não fosse mau pensar-se em criar uma segunda Câmara, um Senado. Seria a sede própria para, com peso institucional, escutar regularmente a voz de senadores da República, políticos mais velhos e experientes, com carreira política já feita, com passado político, que podem falar sem freios ou arreios partidários, dizer coisas que os políticos do activo não podem ou não devem dizer, por cautela, ou por receio de comprometer o partido ondem militam.
Ocorre-me escrever isto depois de ler as declarações de Mário Soares, numa entrevista dada ao PUBLICO de ontem, de que reproduzo uns excertos:

(...)
Não é aceitável que os juizes, que tinham antigamente uma distância necessária em relação aos outros cidadãos, que os tornava uma referência , se banalizem, ocupem em força as televisões para ver quem lá vai mais vezes e diz maiores dislates. Só para dar nas vistas. Convencidos de que se prestigiam muito, porque vão ao barbeiro ou ao café e as pessoas conhecem-nos. Viram-nos nas televisões...
E há outra coisa que me parece gravíssima. Criaram-se sindicatos de um orgão de soberania - o sindicato dos magistrados, o sindicato dos juizes, dos polícias, dos agentes judiciais. Aceitaria que existissem, desde que se confinassem à defesa dos seus interesses profissionais. Mas não, vão às televisões debitar opiniões sobre o que se está a passar no país e na justiça. Ora isso é inaceitável.
(...)
Sabe o que levou o nazismo ao poder? A revolta das pessoas e o desentendimento dos partidos de esquerda. A luta dos radicais de esquerda, convencidos de que quanto pior melhor. Uma teoria terrível : levou os sociais-democrtasa e os comunistas alemães a morrer, lado a lado, nos mesmos campos de concentração. Há lições da História que não devemos esquecer.
(...)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?