<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

PARA NOSSA ORIENTAÇÃO
Em sueco, chama-se orientering. Conheci e tomei um breve contacto com este desporto, na Suécia, vai para mais de 40 anos. Durante o verão, assisti esporadicamente à sua prática por entre as magníficas florestas suecas, de abetos e bétulas, nas proximidades do grande lago Vänern.
Há coisa de ano e meio, no regresso de Lisboa, pela A17, resolvi sair para Pedrogão e Vieira de Leiria. Pretendia comer por lá um robalo assado no sal.Aí chegado, dou com trânsito condicionado por todo o lado. Consegui alcançar um grande parque, mas não encontrei lugar para estacionar. Estava literalmente repleto de carros e de várias dezenas de autocarros, para os quais via sairem ou entrarem muitas centenas de pessoas, com ar de estrangeiros, novos, adultos e velhos, mulheres e homens.Tratava-se de uma prova de “orientação”, vim a saber.
Desisti do robalo no sal, e acabei por vir almoçar à Figueira.
Vai agora realizar-se uma prova deste saudável desporto na Figueira da Foz, nas matas da Leirosa e de Quiaios, durante o período entre 13 e 16 de Fevereiro próximos. Tem o nome de Portugal “O” Meeting 2010. Para saber mais pormenores, consultar aqui .
Ao que leio, estão inscritos 1800 atletas, dos quais cerca de 1300 são estrangeiros, que irão decerto provocar um acréscimo muito considerável da taxa de ocupação da hotelaria local. Quero crer que nem numa semana de Agosto haverá na Figueira tantos autênticos turistas ( e não meros banhistas de proximidade...) vindos do estrangeiro. Ou seja, dos que cá deixam realmente euros, libras, coroas ou rublos.
O evento coincide com o Carnaval e com os previstos desempenhos teatrais da Dona Rosa Amélia e de João Baião . É muito capaz de haver ainda quem venha a afirmar, mais tarde, que os pindéricos festejos carnavalescos cá do burgo afinal tiveram grande retorno para o negócio turístico.
Quanto custa o evento ao Município? Zero, de subsídio ; apenas algum apoio logístico de reduzida escala. Tem toda a razão o Vice-Presidente da Câmara : “ como esta organização, venham às centenas”...
Aos ilustres figueirenses que clamam ser o subsídio para o Carnaval deste ano muito menor do que nos anteriores , que o “investimento” tem muito retorno, pois a marginal se enche de “foliões” no domingo e na 3ª feira, que afinal a receita arrecadada dos “foliões” cobre 70% do “investimento” ( provando apenas que a despesa total é muito superior aos 150 mil euros “investidos” com dinheiros dos debilitados cofres municipais...), a esses, recomendo que façam duas análises de custo-benefício. Uma relativa ao pindérico Carnaval ; outra relativa ao evento de “orientação” . Comparem, façam as contas, e depois digam qualquer coisinha...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?