<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

O “CASO” MÁRIO CRESPO...CASO? QUE CASO?

O QuintoPoder teve novamente a subida honra de ver-se citado e comentado no blogue Politicazinha, cujo autor se intitula de “cientista político”.
Com o peso de toda a sua “ciência política”, confronta escritos meus de há 7 anos, sobre a saida do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa da TVI, com um texto de ironia que ousei escrever sobre o actual assim chamado caso Mário Crespo ( caso?..que caso?...). Não sei como lhe explicar a diferença. Afigura-se-me que não saberá distinguir cebolas de nabos, e por isso terá tendência a meter tudo no mesmo saco.

De um lado está um ministro de Estado que, actuando enquanto tal, com ar zangado, com peso institucional, profere públicas e sonoras afirmações perante as câmaras de televisão, contra a existência do espaço de comentário político de Marcelo Rebelo de Sousa na TVI . A que se segue uma conversa entre o dono da TVI e Marcelo Rebelo de Sousa, e uma declaração pública deste confirmando que fora objecto de pressão e que por isso abandonava a TVI. E a que não se segue qualquer desmentido do dono da TVI.

Do outro, está uma “mexeriquice” desenvolvida a partir de um qualquer cusco que se colocou a jeito para ouvir uma conversa privada, e um jornalista meio ressabiado, com ambição de ganhar maior protagonismo mediático, e de conquistar, com pouco custo, a auréola de grande combatente contra o fascismo, contra a censura, e pela liberdade de expressão. “Caso” que só por um divertido ângulo patusqueiro pode ser abordado.

Se o blogue Politicazinha mete os dois “casos” no mesmo saco, paciência, é lá com ele. Se quiser insistir em fazer uma maionese com os dois “casos”, pela minha parte ficará a cozinhar e a falar sozinho.

De resto, não é preciso ser-se um “cientista político” para prever que se José Sócrates tiver uma conversa privada com um ou vários dos seus ministros, em que o tema ande à volta de Medina Carreira, deste dirá ele, José Sócrates, e dirão os ministros, o que nem Maomé dizia do toucinho . Será necessário ir cuscar a conversa para o vir a saber?
E passa pela cabeça de alguêm, com um mínimo de sensatez, que se realmente fosse intenção (não digo desejo...) de José Sócrates tentar “solucionar” os casos de Mário Crespo e de Medina Carreira, dela iria dar notícia, em público, de forma colérica, num requintado restaurante lisboeta, com dezenas de ouvidos por perto a escutarem a conversa?

José Sócrates não será o estadista com a dimensão necessária para enfrentar a muito dificil crise que atinge e ainda mais atingirá os portugueses. Mas sabe de política e é claramente pessoa dotada de inteligência. E sempre tenho dito que quem não tem cão, tem de caçar com gato.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?