<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, janeiro 26, 2010

OS SINAIS

O Ministro das Finanças tem inteira razão quando declara que fazer a vontade a Alberto João Jardim, alterando agora a Lei das Finanças Regionais, representará um péssimo sinal.
Para dentro, para todos os que em Portugal vão vociferar que o OGE lhes corta verbas em 2010, e que assim não pode ser, não podem ser eles a pagar com as favas . Vai ser grande a berraria que por aí se vai ouvir.
Para fora, para os que nos possam ainda emprestar dinheiro, que irão interrogar-se se os políticos e responsáveis da brava Lusitânea não estarão todos lélés da cuca.
Ouvi hoje um deputado, devoto prosélito de Alberto João Jardim, afirmar, sem se rir, que a exigência da Madeira para se poder endividar em mais 85 mihões de euros (ME), representaria somente um impacto de 0.05 % do PIB.
Se o Governo se deixar levar pela chantagem do líder madeirense e do PSD, então sugiro que a Câmara Municipal da Figueira da Foz trate desde já de obter autorização do Governo para o Município se poder endividar junto da banca em mais 20 ME.
E porquê 20 ME ? A população do Município da Figueira tem cerca de um quarto da população da Madeira. Logo, 85 a dividir por 4, dá um pouco mais de 20. Mas vá lá, arredondemos, por baixo, para 20 milhões de euros. Já fazia muito jeito.
Obviamente que os outros trezentos municípios não andam distraidos. Com argumento homólogo, virão reclamar que ou comem todos, ou não há moralidade. E não só os municípios. Depois, virão também os enfermeiros, os polícias, os professores, os militares, os trabalhadores da CP e do Metro, os pilotos da TAP, os juizes...Por aí fora...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?