<$BlogRSDUrl$>

sábado, janeiro 30, 2010

O SITE DO MUNICIPIO DA FIGUEIRA DA FOZ - ALGUMAS NOTAS

Registo, com aplauso, haver sinais de melhoria no sítio da Internet do Município da Figueira da Foz. Lentos e incipentes, mas ainda assim, de alguma melhoria.
O portal de entrada (Figueira digital) foi renovado. Nele é dado especial enfoque às informações sobre aspectos turísticos, eventos culturais, de diversão e de lazer , indicando ser entendimento dos responsáveis municipais que aqueles serão os que mais interessam aos municípes que eventualmente consultem e naveguem no site, enquanto plataforma de relacionamento e inter-acção com a administração local. O que, de todo, não merece a minha concordância. Mas enfim, a página de entrada sempre tem links para o que mais se procura e se espera num portal desta natureza.

Tem um “cantinho” com links para informações, avisos e editais, os quais espero que sejam objecto de actualização não permitindo a permanência de “monos” ou de itens obsoletos. Assim se cumprirá o papel do site como um dos “lugares do estilo” nos quais a lei torna obrigatória a publicitação de documentos da gestão municipal.

Um outro link remete directamente para uma plataforma de “Compras públicas - Construlink” , uma ferramenta eficaz para maior divulgação e transparência dos concursos públicos. Neste momento, estão registados 22 concursos de diversos municípios. Todavia, nenhum deles é relativo à Figueira da Foz.

Já é indirecto, obrigando a passar pelo site da Câmara Municipal, o acesso á platarforma “ A minha rua”, a que o Município muito bem aderiu . Trata-se de uma boa forma de permitir a intervenção dos cidadãos na promoção da qualidade e da boa ordem dos espaços públicos, que são de todos e não apenas “deles” , “dos da Câmara” . Até agora, há registo destes dois contributos de cidadãos figueirenses :

- Para quando o arranjo dos "piços" e correntes delimitadores da ciclovia em Buarcos ?
- Junto ao Centro de Saúde da Cova-Gala existe um terreno pertencente à Junta de Freguesia (?), que é uma autêntica lixeira, para além do passeio completamente destruído por um empreiteiro, que nunca o reparou e que põe em risco adultos e crianças.

Na totalidade dos municípios aderentes, há até ao momento 795 ocorrências relatadas.

Faz-se através de uma sinalética de decifração não imediata, para quem a usa pela primeira vez, o acesso à plataforma “Loja do Cidadão”, afinal aquela que mais utilidade terá no relacionamente entre o cidadão e a Administração Local.

Nessa plataforma, o sector “Urbanismo” merece um registo, igualmente com aplauso. Tem conteudo substantivo e está bem arrumado. Neste momento, contem 4 editais da Divisão de Ordenamento do Território emitidos em 2010, sendo o último o número 10/2010. No ambito da globalidade dos serviços dependentes da Câmara Municipal, deve haver mais. Mas possivelmente terão ido somente para exposição nalgum placard esconso do átrio dos Paços do Município, ou para publicação na imprensa local, em letra muito pequenina, em canto perdido no meio de uma página de anuncios.

Por fim, importa igualmente registar que o Orçamento municipal para 2010 já se encontra disponível .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?