<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, dezembro 16, 2009

UM ERRO DE CASTING

Pela sua lucidez, merece-me aplauso a excelente crónica de Rui Tavares, deputado europeu eleito pelo Bloco de Esquerda (BE), no PUBLICO de hoje. Dele transcrevo alguns excertos :

“(...)
(...) uma maioria relativa esbate as fronteiras entre governo e oposição. Porém : se o Governo não pode governar em oposição, a oposição tem de pensar um pouco mais como se fosse governo.
Isto não é nada de estranho; num parlamento com vários tipos de maioria, as posições de cada partido deixam de ser meramente proclamatórias e passam a uma hipótese de se converter em realidade.
(...)
Vários meses antes das eleições escrevi que elas nos iriam colocar na encruzilhada entre um “novo parlamentarismo” e, caso este falhasse, um “novo presidencialismo”.
(...)
O novo parlamentarismo aí está e, se bem aproveitado, representa uma oportunidade para que o nosso país se reencontre com a política. Se mal usado, todos perderemos. Não adianta aos partidos procurar pela primeira frecha para se vitimizarem e acabarem com o jogo. Portugal só é ingovernável se eles o tornarem ingovernável.
Basta olhar para as notícias para ver como o centro de gravidade da nossa política se mudou para São Bento. Se os deputados não se mostrarem à altura do novo parlamentarismo, pode um dia mudar para Belém . É isso que querem? “

Cada vez me convenço mais que Rui Tavares é um erro de casting, quando em representação do actual BE . Digo bem, do actual. Já o mesmo não direi de um eventual e futuro BER (Bloco da Esquerda Renovada ) ou BED (Bloco da Esquerda Democrática) . Depois verão qual é o nome mais conveniente e apelativo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?