<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, dezembro 21, 2009

REDUZINDO A FICÇÃO EM 10%....

Comentando a proposta de orçamento municipal da Figueira da Foz para 2010, escrevi neste anterior post :

Fica exactamente ao nível dos outros orçamentos de ficção e de farsa dos anos anteriores. Para 2009, foi de 75,3 ME. Para 2010, é reduzido de 10% . É capaz de ainda haver quem vá dizer que se faz um grande progresso.

E não é que há mesmo quem considere que, sim senhor, se faz um grande progresso e um grande esforço de contenção ?

Se alguem reduzir uma enorme ficção em 10%, deixa-se de estar em presença de uma ficção? . Claro que não. Ficamos com uma ficção que é igual a 90% da ficção anterior. Passaremos, quando muito, de uma enorme ficção para uma menos enorme ficção, reduzida em 10% relativamente à primeira. É obra.

O grau de realismo ou de irrealismo e ficção de uma previsão avalia-se, não comparando esta com uma anterior previsão, de que se sabe ter sido irrealista e ficcionada. Mas sim com a realidade que veio , na prática, a provocar o juizo de irrealismo e de ficção dessa anterior previsão.
O esforço de contenção financeira avalia-se não comparando os números de um “orçamento” ficcionado com outro “orçamento” anterior, que se sabe ter sido igualmente ficcionado. Mas comparando, primeiro, um orçamento com a execução orçamental anterior. Esta comparação avalia a intenção do esforço. Em fase posterior, comparando o orçamento com a respectiva execução orçamental , será avaliado o desempenho.

Esta cândida atitude de comparar “orçamento” contra “orçamento” , faz-me lembrar aquela história de um homem que contava a um amigo o grande esforço que estava a fazer para poupar dinheiro. Para isso, dizia, em vez de ir do autocarro para o trabalho, ia a correr atrás dele, com o que poupava 2 euros por dia. Comentou-lhe o amigo : olha lá, porque não corres atrás de um táxi? Desse modo poderias poupar 20 euros por dia !...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?