<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, dezembro 07, 2009

QUEM CRIA DIFICULDADES A QUEM

A opinião pública parece começar a manifestar sinais de preocupação e de alguma náusea. As oposições parlamentares dão claros sinais de estarem apostadas em criar dificuldades ao actual Governo, mantendo uma guerrilha que o vá desgastando para , a prazo, o derrubar. Não por uma qualquer moção de censura, mas simplesmente porque aquele conclui que não tem condições para governar com um mínimo de consistência institucional.
As oposições pretenderão tirar assim desforço do clima criado pelo estilo de arrogância e obstinação cultivado pelo Primeiro-Ministro no seu anterior Governo. O PM talvez o merecesse, é bem verdade, mas o custo social e político de tal ajuste de contas é muito caro, e a actual situação, nos seus aspectos financeiros, económicos e sociais, requer muita cabeça fria.
Compreender-se-à tal encarniçamento por parte dos partidos da esquerda infantilista e da esquerda jurássica. São sobretudo partidos de protesto e de recolha de descontentamentos. Têm fé que crescerão eleitoralmente quanto mais confusão e miséria provocarem, segundo a velha teoria do “quanto pior melhor”. Quanto mais turvas estiverem as águas, mais fácilmente nelas poderão pescar.
Mas não se compreende, de todo, em partido que se reclama ser, e tem sido, protagonista alternativo de governo nacional. Que pretende, concretamente? Que haja novas eleições já em 2010 ? Que o Estado central e as autarquias sobrevivam sem orçamentos durante o próximo ano?
As dificuldades criadas ou ainda a criar ao Governo pelas oposições não são apenas ao Governo. São e serão dificuldades criadas também ao País e aos Portugueses. Por isso, impõe-se cada vez mais uma intervenção pública do Presidente da República, apelando ao bom senso e ao sentido de Estado. De todos.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?