<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, dezembro 08, 2009

OS MISTÉRIOS DAS FUNDAÇÕES

Quer-me bem parecer que o caso da Fundação para as Comunicações Móveis , relacionada com a fabricação e distribuição dos famosos “Magalhães” está a ser, e vai ser, muito mais embaraçoso para o Primeiro-Ministro que os do Freeport ou o das escutas do processo “Face Oculta”. O incómodo e o nervosismo exibidos por alguns dirigentes do PS são crescentes e manifestos.
As acções de guerrilha política e de criação de dificuldades ao Governo , em especial à gestão e execução orçamental, por parte do PSD e outras oposições, são merecedoras de severa censura, pela circunstância dessas dificuldades também irem atingir, nesta fase, o País e os portugueses.
Agora, ao se avançar com uma comissão parlamentar de inquérito, o caso é todavia diferente. Trata-se de fazer o escrutínio democrático das acções do Governo com esquisitas manobras financeiras, com uma esquisita Fundação e com fundos públicos. Por serem pouco claras, requerem esclarecimento, em especial quanto à sua conformidade com a legalidade. Nesse domínio, o PSD está a cumprir o seu papel, e o Parlamento estará, como deve, a fazer fiscalização ao Governo, não a interferir na sua acção governativa.
Não se trata, desta vez, de promover na praça pública e usar como armas de arremesso político, julgamentos que cabem ao sistema judicial. Trata-se de realizar escrutínio e julgamento político, que estes sim, se fazem na “praça pública”, às claras, pelos cidadãos e pelos seus representantes no Parlamento.
As referidas manifestações de incómodo e de enfado por parte do PS só servem para adensar suspeitas de que ali, naquele processo da Fundação, há muitas histórias que não encaixam bem.
Se vier a ser demonstrado que as há, ou que as houve, o anterior Governo e o Primeiro-Ministro, merecem censura. Haverá todavia de fazer votos para que tal não cause mais sérias dificuldades à acção do Governo nas outras áreas da governação, nas quais não pode haver hesitações, excessiva fragilidades, ou vazio de poder.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?