<$BlogRSDUrl$>

sábado, outubro 31, 2009

A POSSE

Fui dar uma olhada à cerimónia da tomada de posse ( “instalação”, chama-lhe a Lei...) dos novos orgãos municipais. Salão nobre do Paço do Município literalmente cheio. No átrio de entrada, também apinhado, pude seguir as “cerimónias” através de um monitor de plasma.
O novo Presidente da Câmara fez um discurso que mais parecia de vitória depois das eleições. Já estava investido como Presidente da Câmara , afirmava o lugar comum de querer ser o “presidente de todos os figueirenses...” mas ia falando na “sua” vitória da “lista do PS” e no significado político que essa vitória encerrara. Num tempo em que, em nova proclamação da vitória, não deveria depreciar o papel e a obra dos anteriores responsáveis pela gestão autárquica. Ficava-lhe melhor ser generoso e elegante para com os vencidos. Optou por enfatizar o triunfal nascimento de uma nova era na vida da Figueira ( a ver vamos..como dirá o cego..) , “dando um novo rumo ao Concelho” , de forma a este "voltar" a não sei o quê, fazendo “ voltar a fazer da Figueira da Foz um concelho liderante”(quando foi?...) , “por forma a que a Figueira da Foz adquira o brilho de outrora” (quando foi o “outrora”? o tempo de Santana Lopes?...) , levando a cabo “um processo de mudança”, acrescentando que “comigo não haverá muros..” , e que “comigo os figueirenses saberão”..não sei bem o quê....
Algumas dessas farpas acusatórias e insinuações lançadas ao seu antecessor até poderão ter fundamento. Mas não se fazem numa primeira sessão solene da nova Assembleia Municipal, em cerimónia festiva de início de mandato. E muito menos tendo atrás de si o seu derrotado antecessor. O qual, aliás, teve a boa educação de, mesmo assim, o aplaudir quandou findou o seu discurso.

No final da longa cerimónia, e muito ao jeito portuga, lá houve o beija-mão!....

This page is powered by Blogger. Isn't yours?