<$BlogRSDUrl$>

sábado, outubro 24, 2009

INVESTIMENTO COM RISCO ZERO

Prometi não colaborar na campanha publicitária habilidosamente colocada em acção por José Saramago para vender mais o seu último livrinho. Vou faltar ao prometido, é bem verdade. Mas não resisto a transcrever uns excertos de uma crónica de Helena Matos no PUBLICO de quinta-feira passada.

“Arranjar uma polémica com a Igreja Católica é um investimento com risco zero e grande retorno mediático. Mais ou menos o inverso do que sucede quando, mesmo na dita livre Europa, se arranja uma polémica com religiões cujos fieis têm outro entendimento da tolerância. Veja-se o inferno em que se transformaram as vidas de Salman Rushdie ou do director do jornal dinamarquês Jyllands-Posten após a publicação dumas caricaturas de Maomé e percebe-se que há polémicas e polémicas”

Numa linguagem mais terra-a-terra, coloco a questão de uma forma mais directa, embora brejeira . Será que José Saramago, o indomável pensador, lutador por causas e pelos direitos humanos, terá “tomates” para escrever um livrinho sobre o Corão, que o lance em polémica com os fieis do Islão?
Aqui há uns dias, um jornalista, mais atrevido, fez-lhe a pergunta. Saramago respondeu : “ Não tenho a intenção de abordar o Corão, tenho mais que fazer, estou a escrever outro livro que não será tão polémico como este” . Pois..tem mais que fazer...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?