<$BlogRSDUrl$>

domingo, outubro 11, 2009


FAZ HOJE 40 ANOS...

Em Outubro de 1969, estavamos em campanha eleitoral na Figueira da Foz, aproveitando uma pequenina frecha de menor controlo policial que o regime do Estado Novo, então na sua fase marcelista, deixava para fingir que havia eleições livres em Portugal.
Faz hoje 40 anos . Em 11 de Outubro de 1969, um sábado, visitavam a Figueira da Foz os democratas que compunham a lista da Oposição Democrática que se apresentava ao “acto eleitoral” previsto para 26 de Outubro seguinte.
Uma grande caravana de automóveis de figueirenses foi esperar os candidatos às pontes de Maiorca, cuidadosamente vigiadas e guardadas por vários soldados da GNR e por alguns vultos da Policia à paisana. Uns dias antes, haviam sido distrbuidos pela Figueira cerca de 3 mil folhetos com o comunicado acima reproduzido . Neles ficaram referidos apenas 1000 exemplares, por causa das coisas...
Na sua edição da 5ª feira seguinte, na 3ª página, a uma coluna com 15 cm de altura, o semanário “Voz da Figueira” (Nota) dava uma pequenina notícia da sessão de propaganda (assim se designava na época..) realizada no Teatro Parque Cine :

“ Perante a presença de cerca de 1000 pessoas, que enchiam por completo a plateia, frizas, camarotes e balcão do vasto teatro do Parque-Cine, teve lugar no último sábado à noite a sessão de propaganda para a candidatura dos democrtasa à Assembleia Nacional, em representação pelo círculo de Coimbra.
Numa sessão que decorreu na melhor ordem e compostura foram oradores a Srª Drª Cristina Torres Duque, que presidiu à mesa de honra; prof. Engº Henrique de Barros (....)
(...)
O encerramento efectuou-se rigorosamente à hora marcada, com a assistência entoando de pé a Portuguesa e soltando vivas à Pátria e à República. “

Nunca cheguei a descobrir se o minimalista relevo dado à notícia se devia a interferência directa da Censura, ou a livre opção editorial do jornal, naquele tempo.

Nota
Uns dias antes, na sua edição de 9 de Outubro, a “Voz da Figueira” titulava na sua 1ª página, a uma coluna : “Vai ser autorizado o uso de bikinis nas praias portuguesas” . Por aí se ia ficando a ilusória abertura marcelista...
(clicar na imagem para a ampliar)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?