<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, outubro 26, 2009


“ELEIÇÕES”...FAZ HOJE 40 NOS...

No dia 26 de Outubro de 1969, faz hoje 40 anos, houve assim uma espécie ou um simulacro de “eleições” para a chamada Assembleia Nacional. Foi tudo uma grande encenação, já se sabe. Mesmo assim, a Oposição Democrática optou por ir até ao fim, depois de 3 semanas de empenhada mobilização política.
A lista apresentada pela União Nacional ( o partido único autorizado) pelo distrito de Coimbra, “ganhou” as eleições, como era já sabido que iria acontecer.
No concelho da Figueira da Foz, estavam inscritos 9416 eleitores. A grande maioria eram funcionários públicos, cujo recenseamento era oficialmente feito pelos vários departamentos e organismos da administração pública. Na época, a população do concelho era já superior a 57220 almas (recenseamento geral da popluação em 1960) .
Segundo os resultados oficiais anunciados, em todo o Concelho da Figueira da Foz teriam votado 5634 pessoas (67% dos recenseados) . Destas, 4044 ( 71%) teriam votado na lista da União Nacional e 1490 (29%) na lista apresentada pela CDE (Comissão Democrática Eleitoral) organizada no distrito de Coimbra, e com grande actividade desenvolvida na Figueira da Foz.
Na cidade, havia uma só mesa eleitoral, nos baixos dos Paços do Concelho, sempre debaixo de olho do Presidente da Câmara ( que também era candidato pela União Nacional) e de outros ilustres próceres locais do regime do Estado Novo, então já na sua fase caetanista.

Das 12 freguesias então existentes no Concelho , a Oposição Democrática apenas ganhou na Marinha das Ondas, onde o Dr. Santos Silva realizara um trabalho de mobilização política verdadeiramente notável, de certo modo aproveitando a sua dedicada actividade de João Semana lá da terra . Das 189 listas entradas na urna, militantemente vigiada pelo próprio Dr. Santos Silva em pessoa, 95 foram da Oposição Democrática e 84 da União Nacional. Um resultado celebrado com foguetes, o que logo despertou o zelo repressivo da PSP e da GNR locais .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?