<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, setembro 23, 2009


VAMOS A UMA SIMULAÇÃO E A UMAS CONTINHAS ?...

O que eu gostava mesmo era de ver os candidatos à Câmara Municipal da Figueira da Foz a fazerem e a apresentarem umas continhas de simulação de um projecto de orçamento municipal para o próximo ano, o primeiro de um mandato de 4 anos. Seria muito mais esclarecedor do que a panóplia de anúncios de programas, propostas, objectivos, bacalhau a pataco, e coisas do género que os candidatos costumam espalhar a rodos nestes tempos pre-eleitorais.
Todos ele declaram ser sua prioridade ( em geral uma de entre muitas, o que quer dizer que nenhuma o é, na realidade...) realizar o saneamento financeiro da autarquia figueirense. Pasme-se , até promete ir fazê-lo agora, o candidato do PSD e ainda Presidente da Câmara, responsável pelo estado monstruoso a que deixou chegar a dívida municipal .
Não basta todavia denunciar aquele estado, clamar por redução ou racionalização de custos, recomendar “poupança forçada” . Importaria, isso sim, ter uma ideia geral do que vão concretamente fazer os candidatos, se eleitos, para encaixar a despesa nos limites apertados da receita disponível . Vai ser necessário fazer opções dolorosas e impopulares; seria melhor saber desde já quais propõe cada candidato.
Nas imagens acima, deixo dois sintéticos quadros para que cada um possa apresentar um exercício de simulação e projecção para o ano próximo. As contas poderão ser apresentadas em milhões de euros, arredondadas à décima de milhão. Se não quiserem ir a muito detalhe, poderão apenas preencher os campos das grandes rubricas, coloridos a azul.

Atenção : não vale partir de ficções e fantasias, fazendo de conta que podem esperar um total de receitas de 70 a 80 milhões de euros (ME), ou coisa parecida. Façam as continhas contando aí com um total de receita de 30 a 35 ME (corrente + capital), e já será ser optimista . Do lado da despesa, contem também com uns juritos de 2 a 2,5 ME , com uma verba para amortizações aos bancos aí de uns 3 ME e uma despesa com pessoal (despesa corrente primária de grande rigidez...) de uns 11 ME . Isto somado, já lá vai metade da receita total. Prevejam também uma redução da dívida total a fornecedores, de que poderão dar uma ideia da sua magnitude... Vamos lá então a puxar por essa imaginação...
O QuintoPoder ficaria muito esclarecido, satisfeito e grato se pudesse receber os exercícios simulativos realizados pelos candidatos. Obviamente que aqui serão gostosamente divulgados, para esclarecimento dos leitores-eleitores. Se quiserem , poderei enviar a cada candidatura uma folhinha de cálculo em EXCEL, já com as continhas de somar pre-programadas...É só pedirem.
(clicar nas imagens para as ampliar)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?