<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, setembro 04, 2009

A VALENTIA E O MEDO

Asfixia é mais um substantivo que agora parece ter entrado na moda, também declinado através do adjectivo derivado, asfixiante. Vai por aí pelos media e pela blogosfera uma ladainha queixosa de que aqui d’el Rei o clima social está a ficar asfixiante ; que vem aí a censura novamente; que estamos quase como no tempo do Salazar ; que a liberdade de expressão está em risco; que há “faxistas” ligados ao PS e ao Governo; que é preciso uma nova revolução do tipo do 25 de Abril.
Em número considerável de casos, quem assim escreve, um pouco a armar-se em valente progressista e anti-fascista, são pessoas “relativamente” jóvens, no máximo quarentonas de quarenta e muitos, que quando muito, eram adolescentes nos idos tempos de 1974. Não sabem quase nada do que era a ditadura de Salazar-Marcelo Caetano. Parecem assim ficar agora assustadíssimos perante o mais leve cenho carregado de qualquer tiranete paroquial, perante um qualquer sinal de autoritarismo façanhudo por parte de um burocrata-funcionário-militante mais fundamentalista, perante um qualquer testemunho de cidadão que vem dizer-se ameaçado porque foi admoestado, ou perante uma situação de uma entidade patronal de uma televisão que resolveu meter na ordem quem estava sistematicamente a colocar em causa a sua credibilidade e honorabilidade.
Mas se assim é, se assim ficam tão assustados, então terei de concluir que se acaso tivessem vivido no tempo da ditadura de Salazar-Caetano, iriam seguramente borrar-se de medo. Isso mesmo, não é em sentido figurado, é em sentido físico e fisiológico. Iriam borrar-se de medo .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?