<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, setembro 03, 2009

O CASO TVI

1.
Vou falar por mim, com sinceridade e sem complexos . Imaginemos que ganhava o Euromilhões. Suponhamos que, com as muitas centenas de milhões de euros que me sairam, eu decidia comprar a maioria do capital da TVI . Como eu não queria ser dono de um orgão de informação onde se produzisse tele lixo, e como não queria ser dono de um orgão de informação onde um jornalista, detentor de um espaço informativo, nele violava sistematicamente as regras da deontologia profissional, ferindo os meus valores éticos, pondo em causa, e colocando em risco o bom nome e o prestígio da televisão que eu acabara de adquirir, eu não permitiria que aquela sistemática violação prosseguisse, e portanto providenciaria para que a direcção da estação retirasse ao dito jornalista a “posse” daquele espaço informativo.
Se foi ou não por essas razões que Manuela Guedes foi afastada do Jornal de 6ª feira da TVI, não sei. O que sei, isso sim, é que essas seriam as minhas razões. Se calhar será por isso que nunca poderei ter a oportunidade de ser dono da TVI , mesmo que me saisse o Euromilhões.

2.
No caso de me dar para passar a explicar o mundo e a política através da “teoria da conspiração”, até poderei começar a interrogar-me se na retirada de Manuela Guedes do Jornal de 6ª feira da TVI não andará uma mãozinha escondida de uma central de contra informação do PSD . No plano político, é o PSD quem sai mais beneficiado, e muito, por aquela retirada. A partir desta constatação, toda uma especulação delirante é possível, em contraponto às especulações oportunistamente insinuadas por um porta voz do PSD , de que ali haveria interferência de José Sócrates.
José Sócrates tem muitos defeitos, mas não creio que seja políticamente estúpido para ter ido promover uma tal decisão a 20 dias das eleições. Só se fosse realmente muito inconsciente ou muito estúpido.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?