<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, agosto 31, 2009

UMA VISÃO DO MUNDO
Ouvi ontem José Sócrates, por diversas vezes, falar numa tal "sua" mundivisão. Pode verificar-se num bom dicionário que a palavra não existe. Será então um neo-logismo de que José Sócrates pretende ser o genial criador. A moda vai pegar, seguramente. No próximo futuro, a palavra vai entrar no léxico a usar por qualquer político ladino que queira impressionar uma audiência, de um circunspecto debate ou de um animado comício. Vai juntar-se a bonitas palavras tais com o adjectivo "incontornável", e os substantivos "parceria", "plataforma" e "empreendedorismo" (uff...16 letras..dificil de escrever!...) . Ou a já muito batida "acessibilidades" , qualidade do que é acessível que, no plural, virou coisa tangível, normalmente uma estrada ou uma auto-estrada...
Em inglês , e não em simplista "inglês técnico", diz-se World Vision, aliás o nome de uma ONG que tem estreita colaboração com a Unicef, a OMS e as Nações Unidas. A tradução será "visão do mundo" . "Mundivisão" pode ser muito mais lindo e bem sonante, mas de tal nome só ouvi falar de uma empresa de óptica, chamada precisamente "Mundivisão Óptica".
A não ser que José Sócrates quisesse usar a expressão em latim, o que seria ainda muito mais fino, embora não haja "latim técnico" cujo exame final possa ser feito a um sábado. No entanto, salvo erro, e do muito pouco que sei, acho que se deveria então dizer "visione mundi" .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?