<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, agosto 07, 2009

A ÉTICA E O CARÁCTER

A substituição completa dos membros do Conselho de Ética (e não apenas de Lobo Antunes e de Daniel Serrão - Nota ) decidida pelo Governo liderado por José Sócrates, não é apenas um gesto indiciador de mau carácter de quem por ela é responsável. É como se eu escolhesse alguém para me dar conselhos, por lhe reconhecer sabedoria em determinada matéria, e depois o descartasse, assim sem mais, porque não gostava dos conselhos que me dava. Faz lembrar a história do tirânico imperador que mandava matar o mensageiro quando não lhe agradava a mensagem que trazia .
A falta de carácter torna-se ainda mais notória quando o “descartamento” se segue a um parecer recentemente dado, de que houve amplo conhecimento público.
Além disso, tão feia atitude releva também da mais serôdia estupidez política. Nesta altura do campeonato, com a hipótese da maioria absoluta cada vez mais distante, e até com a hipótese do PS não vir a ser o partido mais votado, aquele é o tipo de mesquinho gesto que afasta ainda muitos mais eleitores de um eventual voto em José Sócrates para Primeiro-Ministro.
Sobretudo aqueles que se preocupam com as questões do carácter e da ética dos actores políticos, e que não perdoam aos que, reiteradamente, se comprazem em transformar a política em politiquice.
Nota
Daniel Serrão é uma pessoa reconhecidamente da direita ?. É sim senhor. E daí?...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?