<$BlogRSDUrl$>

sábado, agosto 29, 2009

ESDRUXULARIAS ELEITORAIS NA PARÓQUIA (1)

Leio numa edição do diário As Beiras de há dias :

“Os cidadãos já não acreditam em políticos que fazem muitas promessas e que não têm credibilidade”
Esta foi uma das partes do discurso proferida no jantar/comício do PS, domingo, em que João Ataíde colocou o acento tónico”.

Como é óbvio, subscrevo inteiramente aquela afirmação do candidato, feita em abstracto, presumo. Mas depois, o jornalista, com manifesta malícia (que é de louvar...), acrescenta :

“Porém, um candidato que se preze não faz campanha sem fazer promessas eleitorais. Para aproveitar o enorme potencial de riqueza e desenvolvimento, João Ataíde propõe a construção da Aldeia do Mar”...

O que será isto? O candidato logo terá esclarecido : trata-se de um “edifício de dimensão considerável” para receber uma série de coisas ligadas ao mar. “Dimensão considerável “ quererá dizer assim uma espécie de templo mais ou menos babilónico, depois se veria o que meter lá dentro. Talvez fosse de aproveitar o gigantesco edifício envidraçado na Ponde do Galante, digo eu, não sei...

O candidato “propõe” . Não se percebe bem qual é e para quem vai a proposta. A alguma instituição putativamente mecenática? A alguma parceria público privada, como agora está em moda, a constituir com uma entidade privada que quisesse ser mecenas e para isso tivesse disponibilidade ? Que seja o Município a promover a construção e a construir, com putativos fundos comunitários ?
Conviria ter desde já os pés assentes na terra, que é a qualidade que mais será de desejar de um qualquer governante nacional ou local, nos difíceis tempos de hoje. E que não ande a esvoaçar demasiado por entre diletantes fantasias.
Para aproveitar fundos comunitários eventualmente disponíveis (e duvido que o estivessem para uma coisa assim vaga e esdrúxula..) o Município tem de dispor recursos financeiros próprios, ou obtidos por empréstimo, para os poder emparelhar com os tais dinheiros de fundos comunitários. Onde acha o candidato que os tem o Município, ou onde os vai buscar? A mais um empréstimo?Já teve ou tem realmente consciência da escassez de recursos financeiros com a qual se iria defrontar se acaso fosse eleito?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?