<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, agosto 04, 2009


DEJÀ OUVIDO, DEJÀ LIDO...

Foi apresentado o candidato que encabeça a lista do PS à Assembleia Municipal da Figueira da Foz. Devo confessar a minha falta de conhecimento dos pequenos mentideros, jet-sets e "clubes de amigos de Alex" paroquiais, mas quando me referiram o nome, a minha primeira reacção foi exclamar : “Luís quê?...”
Fez discurso. Longo, mas sem surpresas. Podia servir para qualquer outro dos candidatos figueirenses. Soa tudo a muito “ déjà ouvido e déjà lido”. A título de exemplo, destaco uns nacos da sua prosa :

Queremos devolver à Figueira ESPERANÇA, criando qualidade de vida para os nossos filhos e para todos os nossos concidadãos, tornando-a num espaço de oportunidades e sonho.
(...)
O envelhecimento da população no nosso concelho exige um conjunto de investimentos com vista a proporcionar bem estar, conforto e alegria social.
(...)
É necessário definir um novo plano para o desenvolvimento da cidade que se quer abrangente, rigoroso e que permita alavancar o nosso tecido económico e social.
As linhas orientadoras do referido plano deverão contemplar os sectores do turismo, industria, pescas, actividade portuária, serviços e outras que na sua implementação se entendam por pertinentes.

Ainda que o desenvolvimento das cidades tenham na sua base os acessos viários, marítimos e ferroviários, a Figueira tendo sido contemplada por uma vasto conjunto de obras estruturantes da responsabilidade do governo central, mas não conseguiu criar a sinergias necessárias com vista ao seu crescimento e modernidade.
(...)

Lá temos então mais uma proposta para um plano de “desenvolvimento”, presumo que “estratégico”. Disse desejá-lo “abrangente” e “rigoroso” . Não podiam faltar o uso do verbo “alavancar”, muito em moda .Nem as referências imprescindíveis às “obras estruturantes”, às “ sinergias”, à “modernidade”, à "esperança", ao “espaço de sonho”, ao “tecido económico” e, claro, à incontornável “implementação”.

Tendo em conta o próximo pleito eleitoral autárquico, que vai exigir lindos discursos, eruditas entrevistas e animados debates, o Quinto Poder dá uma ajuda aos putativos intervenientes . É o “template” que acima aparece ilustrado, para construção de expressões de belo efeito. É muito fácil de usar. Escolhe-se uma qualquer palavra da coluna 1, e associa-se com qualquer palavra da couluna 2 e qualquer palavra da coluna 3.
Assim, por exemplo, a frase 716, corresponde a : “sinergia operacional coordenada”. Ninguém ficará com a mais leve ideia do que seja. Mas também ninguém estará disposto a perguntar o que significa, sob pena de passar por estúpido.
(clicar na imagem para a ampliar)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?