<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, agosto 20, 2009


BES - UM NOVO PARTIDO POLÍTICO

Vou fundar um novo partido político. Preciso de assinaturas. Podem mandar adesões aqui para o QuintoPoder. Vai chamar-se BES : Bloco da Esquerda Socialista.
Hesitei muito na sigla, antes de me decidir . Pensei primeiro em chamar-lhe BPN : Bloco Patriótico Nacionalista. Mas achei que não era um nome muito apelativo, e podia parecer um partido do Medina Carreira. Emendei depois, e em vez de nacionalista seria simplesmente “nacional” . O que afinal era uma redundância, pois se era “patriótico”, era por ser “nacional” . Tambem me ocorreu a sigla BPP : Bloco Popular Patriótico. E BNP , para Bloco Nacional Popular, que me fez lembrar a ANP, Acção Nacional Popular , nome inventado por Marcelo Caetano para chamar outra coisa à União Nacional. O que me fez logo desistir da ideia, não fosse alguém pensar que eu teria propensões fascistas.

Tudo ponderado, acabei por fixar-me em BES . Está lá a palavra “bloco”, que sempre dá ideia de coisa sólida . Contem os termos de “esquerda” e de “socialista”, que sempre dão um toque progressista à coisa.
O BES já não vai poder apresentar-se às próximas eleições legislativas, daqui a um mês. Mas vai concorrer nas eleições legislativas antecipadas a realizar lá para Setembro ou Outubro de 2010, que é como cavacas.. .

Ainda não tem bem um programa. Estou a delineá-lo. Só há linhas programáticas e um esboço de “plano estratégico” com vários eixos, e muitos vectores. Vou criar um site na Internet para os cyber-nautas poderem mandar sugestões e assim ser um programa muito participado, como agora está na moda, sobretudo em candidaturas para as autárquicas, a bem das populações. Mas posso desde já adiantar um certo número de propostas programáticas, linhas estratégicas, “ideias força”, objectivos, ambições, promessas ou lá o raio que lhe queiram chamar.
Elas são referidas no mapa acima ilustrado, em comparação com outras forças muito progressistas da “esquerda” antiga, daquela que nos saudosos tempos da URSS e do sol que brilharia para todos nós , não estava à direita nem à esquerda, mas sim a leste...
(clicar na imagem para a ampliar, se achar que vale a pena...)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?