<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, julho 22, 2009

UMA FINGIDA PREOCUPAÇÃO

Feitas as contas nacionais do primeiro semestre de 2009 (Nota) , deu para verificar que, relativamente a período homólogo de 2008, a receita do Estado diminuiu em 21,6% e a sua despesa aumentou em 5% . Segundo números oficiais o défice terá pulado para os 5,5 % do PIB . Mas haverá boas razões para presumir que estará já bem acima desse valor.
Só haverá surpresa genuina nos mais distraidos. Falsa surpresa será a manifestada por políticos que se comprazem a fazer exercícios de hipocrisia política. Que seria de esperar? Baixando a pique a produção e o comércio ( em especial o de exportação), as receitas de IVA e de IRC teriam de sofrer um trambolhão. Tendo o Estado injectado (e bem) milhões e milhões de euros na economia, através de subsídios, apoios, bonificações, reduções fiscais, obras públicas, transferências adicionais para as autarquias, a sua despesa teria forçosamente de disparar.
Com cara de pessoa contristada , um vice-presidente do PSD , no caso Aguiar Branco, apressou-se a vir logo manifestar a sua grande preocupação pelo nível alcançado pelo défice.
O discurso esconde porém um fingimento e uma manifesta hipocrisia política . Certamente não lhe ocorrerá que se o actual Governo tivesse seguido as propostas dos líderes do PSD para que houvesse uma redução de impostos e para que fossem concedidos ainda mais apoios e subsídios, numa generosidade incontida e irresponsável, o défice seria ainda muito maior do que aquilo que agora é.
Nota
E a Câmara Municipal da Figueira da Foz, quando faz e divulga um balanço semestral semelhante? Deveria fazê-lo, em obediência à obrigação de uma gestão municipal transparente.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?