<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, julho 09, 2009

PORTUGAL DOS PEQUENINOS

Fui hoje à tarde, ao Casino da Figueira, à apresentação do livro “Portugal dos Pequeninos”, de
João Gonçalves, autor do bem conhecido blogue com o mesmo nome. Na sala, dúzia e meia de presenças, se tanto . Os blogueiros da minha terra parece que andam distraidos.
Na contra capa do livro, lê-se :: “ Um dos melhores cronistas deste século XXI “. O testemunho é do insuspeito Medeiros Ferreira, que tambem escreveu o prefácio. Onde a certa altura esclare : “ Será necessário enfatizar que estou longe de simpatizar com a forma como ataca pessoas e instituições envolvidas no processo histórico do regime democrático ?” .
Leitor fiel do blogue, sou admirador do estilo terrivelmente sintético, sarcástico e eficaz do autor do “Portugal dos Pequeninos” . Isso mesmo lhe disse. Como também disse que “ me irritava muito, às vezes, não tanto o que escrevia, mas sobretudo o registo em que escrevia” . Cheguei a provocá-lo perguntando-lhe se não achava que o tom amargo e azedo dos seus escritos poderia ser interpretado como sinal de “arrogância intelectual” . Respondeu com fair-play, a si próprio se classificando como provocador e contraditório. Na dedicatória deixada no exemplar que comprei, escreveu : “ Ao Saraiva Santos, este Portugal dos Pequeninos que, espero bem, o continue a irritar por mais algum tempo. Com amizade...” .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?