<$BlogRSDUrl$>

sábado, julho 18, 2009

O REGRESSO À ESTACA ZERO E UM ESFORÇO CICLÓPICO
Foi o grande objectivo proclamado no programa de Sócrates - cumprir o Pacto de Estabilidade e reduzir o défice abaixo dos 3% do PIB, partindo dos 6% herdados de Santana Lopes.
Conseguiu-o efectivamente : foi de 2,6% em 2008, depois de muitos sacrrifícios e já instalada a crise.
Ironia : se é a "folga" nas contas que permite a primeira reacção à crise, as medidas para a combater já fizeram o défice disparar para 6% , no mínimo.
É o regresso à estaca zero, com a agravante de antes de 2011 não ser possível corrigi-lo.
(in EXPRESSO de hoje)
Há gente qualificada e isenta que avança com uma previsão de um défice entre os 7 e os 8% no ano corrente de 2009. A Suécia, que detem actualmente a presidência da União Europeia, já começa a falar em que, mal se recupere um pouco da crise, a nível europeu, se reponha o equilíbrio das contas dos estados membros o mais rápidamente possível. Para o conseguir, Portugal vai ter de fazer um esforço de contenção ciclópico. No governo central e também na administração local .
Senhores candidatos a Presidente da Câmara da Figueira da Foz : contem com isso nas vossa contas, nas vossas promessas, nos vossos "desejos e ambições" que quando acenados ao eleitorado geram expectativas e é como se fossem promessas, no estabelecimento do inequívoco ordenamento das vossas prioridades. Que esse sim, os eleitores gostariam de conhecer com clareza.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?