<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, julho 20, 2009

O BLOCO E A PROVA DOS NOVE

Não tenho qualquer simpatia nem tão pouco apreço político pelos dirigentes mais mediáticos do Bloco de Esquerda. É sentimento dirigido sobretudo para aqueles que ainda não esclareceram muito bem onde meteram o seu trotskismo ou que escondem o seu nunca abjurado marxismo-leninismo, quando não mesmo estalinismo convicto . Alguns, muito vistos e bem conhecidos, irrrrrritam-me particularmente pela sua arrogância e pesporrência verbal, à mistura com um toque de esquerdismo puramente diletante e blasé.
Tenho porém de reconhecer que pelo BE vagueiam cidadãos que a ele se acolhem por legítima descrença ou desilusão, mas com genuino potencial político democrático, trigo que importaria separar do joio. E que porventura, mais ano menos ano, o Bloco ( palavra que dá ideia de coisa firme, sólida e rochosa...) acabará por criar fissuras e a seguir estilhaçar. Dos estilhaços algo se aproveitará para o arco partidário da governação democrática e responsável.
Isto dito, acho que seria muito bom para a saúde do regime democrático se o Bloco de Esquerda conquistasse umas 4 ou 5 Câmaras Municipais nas próximas eleições autárquicas. Digo-o sem qualquer ironia.
Dava para fazer uma primeira avaliação sobre o desempenho do BE quando metesse realmente as mãos no poder. Dava para verificar e julgar se tudo aquilo que o BE proclama que diz e que acontece se forem eles a mandar, faz e acontece realmente. Ou seja, para ver se o seu apelativo discurso político não é só blá-blá-blá , ou se no domínio do concreto se traduziria de facto em diferente e melhor maneira de exercer o poder.
Pretendendo ser a sociologia politica uma ciência (há por aí muito quem se intitule de politólogo...) também nela caberia a prova da experiência. Limitada a experiência à escala local, não seria ainda uma prova real. Mas pelo menos seria uma primeira prova dos nove.


PS
E querem saber?. Tenho cá um palpite que na Câmara da Figueira da Foz o BE vai meter um Vereador. Sendo quem deve ser, e por aquilo que tenho lido do que tem escrito, até me parece que aquele seria um bom cenário.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?