<$BlogRSDUrl$>

domingo, junho 07, 2009

VOTAR : UM DEVER OU UM DIREITO?

Discute-se muito se votar é um dever, se um direito. Se é um dever, o seu não cumprimento deveria ser sancionado.
Por outro lado, há quem proclame, com razão, que o direito de votar foi uma conquista, alcançada e não outorgada, por quem lutou pela democracia. Assim sendo, existirá pelo menos o dever de exercer tal direito. Dever cujo incumprimento deve tambem ser sancionado.
Isso acontece em algumas democracias. Na Bélgica, por exemplo, existe uma sanção pecuniária. Na Inglaterra, existe pelo menos uma sanção social, por parte de vizinhos, de amigos e de colegas, muito mais eficaz que qualquer sanção legal.

Nos condomínios, passa-se algo de semelhante. Há sempre condóminos que nunca vão às reuniões. Com frequência são aqueles que depois mais impertinentemente reclamam que as escadas estão mal limpas, ou que a porta do prédio está sempre aberta. Tais condóminos são bem conhecidos dos outros, pois as presenças e as ausências nas reuniões ficam registadas em acta.
Creio que também deveria haver um registo homólogo dos que não se dignam sequer ir à mesa de voto para votarem. Por cada freguesia, poderia haver uma lista ordenada, acessível através da Internet. Quando eu visse alguem conhecido a fazer alarido de que “isto está cada vez pior” , que “os nossos governantes são todos uns gatunos e uns incompetentes” , que “ninguém faz nada”, que “este País assim não vai a lado nenhum”, e soubesse que ele não costumava votar, poderia interpelá-lo assim : “ Olha lá ó António..então e como é que tu ao menos não vais cumprir o teu dever de votar? “...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?