<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, junho 04, 2009

MATIZ LIBERAL...

Relatando um encontro que Ataide das Neves , juiz com funções suspensas por uns meses, e candidato pelo PS à Câmara da Figueira, teve ontem com jornalistas, noticia hoje o Diario de Coimbra :

Afirmando-se como «europeísta localizado no centro esquerda e de matiz liberal», Ataíde das Neves - que pensou «que o PS estivesse mais unido»(...) .

Desde logo confesso que começo por ficar confundido. No léxico político habitual, que raio de definição algo contraditória será essa de alguém estar “ no centro esquerda e de matiz liberal “?. Já agora, quererá também significar “neo-liberal” ?...
Concedo que para uma candidatura a um orgão autárquico, isso não importe muito. Em todo o caso, se alguém quer e entende ser necessário definir-se publicamente em termos ideológicos (e continuo a achar que um juiz, mesmo suspenso, não o deveria fazer - Nota) conviria ser muito mais claro e não vir com fórmulas semelhantes à daquele que foi a um bar e pediu “um copo de água ligeiramente seca”.

Nota
Nunca o deveria fazer, publicamente, entenda-se. É parte dos custos da missão social que abraçou de livre vontade e para o qual foi escolhido ; outros benefícios terá para os compensar . Na intimidade da sua consciência, poderá localizar-se e definir-se conforme entender essa mesma consciência.
Além disso, não estou a ver como é que o actual candidato, quando voltar a ser juiz, vai poder retirar o rótulo, ainda que muito ilegível, que em si próprio colocou. Em Portugal, juizes de esquerda, ou de direita , assim mesmo definidos e considerados pela opinião pública e pelos media, só tínhamos, até agora, no Tribunal Constitucional . Com as coisas como estão na Justiça (leia-se sistema judicial) iremos porventura passar a ter também, cada vez mais, nos outros tribunais.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?