<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, junho 19, 2009

CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS

Nos dialectos pós-modernos, obviamente politicamente correctos, do “eduquês” , do “politiquês” e do “consultês”, há expressões que me causam urticária. São exemplos : “as acessibilidades” , “os colaboradores”, “os projectos pedagógicos”, “as populações”, “os programas estruturantes”, as “preocupações economicistas”, e outra tralha do género.
Duas delas, ouvia-as ontem da boca da Ministra da Educação, mais uma vez. Falava sobre a alegada e exultada (mas muito suspeita também...) melhoria dos resultados dos chamados “exames” de aferição do ensino secundário, realizados há semanas.
A tal propósito, referia-se a uma não sei quê de “aprendizagem” e a uma não sei quê de “competências”...Ora aí está. Antigamente, dizia-se estudo, agora diz-se aprendizagem. Antigamente dizia-se conhecimento ( isso mesmo, o conceito sobre que Kant teorizou...), agora fala-se em competências.
Parece a mesma coisa, mas não é. Experimente-se, por exemplo dizer que fulano de tal tem “sólidos conhecimentos de matemática”. E veja-se ao que soa quando comparado com o dizer-se que fulano de tal tem “sólidas competências de matemática” . É a diferença que vai entre o conhecer o verdadeiro conceito matemático de logaritmo e o saber (ter a competência para) determinar um logaritmo numa máquina de calcular .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?