<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, maio 22, 2009

UMA REPUBLICA DE DIREITO, OU DAS BANANAS?

O Primeiro-Ministro da República portuguesa, um Estado democrático de Direito, acaba de visitar uma escola secundária, em Lisboa ( a António Arroio) onde meninas e meninos estudam porque desejam ser “artistas”.
Umas dezenas de meninos e meninas, matulões e matulonas, claramente pertencentes à média burguesia urbana lisboeta, manifestam-se junto da Escola contra o Primeiro-Ministro. Até aí tudo bem. Têm todo o direito de se manifestar.
Há uns tantos desses matulões e matulonas que apelidam de “faxista” o Primeiro-Ministro.Possivelmente, nem sabem como se escreve. Chamar a alguém “faxista”, no actual contexto lexical português, tem uma carga insultuosa. É um insulto.
Os malcriados meninos e as malcriadas meninas foram filmados. As imagens podem ser requeridas às televisões, com equipas de reportagem presentes no local.
Vai a Procuradoria Geral da República, a quem “compete representar o Estado, e (...) exercer a acção penal orientada pelo princípio da legalidade, e defender a legalidade democrática” , identificar os energúmenos meninos e as energúmenas meninas, e promover as indispensáveis acções criminais por insultos ao Primeiro-Ministro da República portuguesa?
Se não promover, é porque não vivemos numa República de direito, mas sim das bananas.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?