<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, maio 29, 2009

SAIR PELA PORTA DA FRENTE

Aqui há dias, o Primeiro-Ministro da República Portuguesa visitou a Escola Secundária António Arroio. Apupado e insultado por um bando de menino(a)s ignorantes e malcriados, resolveu sair pela porta das traseiras. Glosando o facto, escrevia ontem Helena Matos, no PUBLICO :

“Para o fim um pedido ao primeiro-ministro : não saia mais pela porta das traseiras. Quando for apenas um cidadão, saia como quiser e por onde quiser. Enquanto for ministro-ministro, coisa que eu espero ansiosamente que finde, saia pela porta da frente. Ao menos isso. Não envergonhe a democracia. Como assinala o blogger Nuno Nogueira Santos, o último primeiro-ministro da ditadura, Marcelo Caetano, quando, no Quartel do Carmo, lhe foi proposto que saísse pelas traseiras respondeu : “ Não! Só saio daqui pela porta por onde entrei. A porta da frente.”
Salgueiro Maia percebeu como sair pela porta da frente era importante para a dignidade de Marcelo Caetano, dos militares que o depunham e do regime que dali nasceria. Com poucos homens e muita coragem, Salgueiro Maia levou Marcelo Caetano pela porta da frente. É nestas coisas que as pessoas se distinguem.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?