<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, maio 12, 2009

A RESERVA REQUERIDA AOS JUIZES

O programa “Opinião Pública” desta tarde na SIC Notícias abordou a questão do mau conceito em que os magistrados e juizes estão na opinião pública portuguesa.
Um senhor juiz foi ao programa, dar a cara e botar opiniões, como representante dessa coisa abstrusa num estado de direito, chamada Associação Sindical dos Juizes.
Esteve explicando diversas razões que, em seu entender, têm conduzido ao desprestígio dos juizes. Apontou algumas, ligadas a acções incorrectas do poder político, e à falta de qualidade da legislação que o poder legislativo prepara.
Terá razão. Faltou-lhe apontar uma. Aquela que se prende com o facto de se ter prestado a comparecer para fazer comentários públicos num programa daquela natureza, com acentuada carga política, o que não deveria ter feito.
Se de facto o incomoda e se preocupa com a escala de desprestígio atingida pelos orgãos de soberania que são os tribunais e os juizes, melhor fora que orientasse o seu comportamento por uma mais responsável e requerida discrição e reserva .
E já agora. Um juiz quando vai a um programa daqueles, para actuar como comentador, com aquela exposição pública e mediática, não precisa de pedir autorização a ninguém? Segundo creio, se fosse um militar no activo, precisava .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?