<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, maio 15, 2009



HÁ 40 ANOS ...

Faz hoje 40 anos. Em 15 de Maio de 1969 , tinha início, em Aveiro, o 2º Congresso da Oposição Democrática . Decorreu de 15 a 17 de Maio, também num fim de semana.
A partir dele, e um pouco na onda da descompressão provocada por uma publicitada “primavera marcelista” (mais tarde totalmente gorada) ia verificar-se depois uma grande e alargada dinâmica de intervenção e mobilização política que culminaria no que foi designado como “eleições” para a Assembleia Nacional, em 26 de Outubro de 1969.
Aqui pela Figueira da Foz, o Congresso foi noticiado pela “Voz da Figueira” na 2ª página, com um título a uma coluna e 8 cm de altura. O corpo da notícia terminava com esta circunspecta e respeitosa afirmação : “ O Congresso decorreu, como era natural, com vivo entusiasmo, mas de forma ordeira que importa sublinhar” . Muita ordem e respeitinho era o que era exigido.
Para os mais novos, porventura sensíveis aos fantasmas de perigos de “claustrofobia “ que alguns políticos utilizam agora para criarem uma atmosfera de medo, reproduzo acima o despacho com que o governador civil de Aveiro da altura, muito “generosamente” autorizou a realização do Congresso.
(clicar nas imagens para as ampliar)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?