<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, abril 22, 2009

UMA TERRA CHEIA DE VILAS

O espectacular progresso da Figueira da Foz não pára mesmo, está visto. Alegremo-nos e cantemos hossanas. No concelho vai haver mais 4 vilas : S.Pedro , Lavos, Marinha das Ondas e Tavarede.
A muito bairrista e provinciana iniciativa partiu do diligente deputado Miguel Almeida, agora ainda mais diligente em mostrar obra e popularidade fáceis, porque se aproximam os tempos das complicadas feituras das listas de candidatos a deputados e a autarcas locais.
As 4 novas vilas virão juntar-se a mais 4 outras vilas já antes elevadas a tão distinta categoria : Buarcos, Maiorca, Paião e Quiaios. O concelho fica assim com um total muitas vilas . Serão 8 vilas, sem contar com Vila Verde e Vila Robim. Um fartote. Um verdadeiro caso para estudo e para o Guiness Book.

A Câmara Municipal, consultada, pois achou muito bem. Por unanimidade, claro, porque nestas coisas ninguém quer ficar atrás na popularidade dos residentes nas nóveis vilas, que vão ficar todos muito contentes, orgulhosos e felizes. Muito provavelmente, os pareceres da Assembleia Municipal também vão ser positivos, com muito aplauso pelo meio, pelas mesmíssimas razões.
Agora, a freguesia de São Julião vai ficar cercada de vilas. Coitada, acho que também merece ser elevada a vila. Assim haja algum bravo “sanjulianense” que se proponha promover um abaixo assinado na internet, a reivindicar a satisfação de tão justa aspiração. Bora!..vamos lá mobilizar-nos....
Não se riam. Quando contei esta pitoresca história a uns amigos de Lisboa, logo eles me disseram que iam exigir também a elevação a vila das freguesias de Alvalade, Arieiro e até a Madragoa. Para já não falar a de Benfica, que merece, sem dúvida. É lá que existe um clube da bola que é uma verdadeira glória lusitana.

A primeira e quase única consequência que vai resultar para as localidades distinguidas com a condecoração de vila, vai ser o enorme gosto que os respectivos autarcas locais vão ter, inaugurando nas estradas que as atravessam umas placas indicando “ Vila da Cova –Gala” ou “Vila de Lavos” , ou “Vila da Marinha das Ondas” ou “Vila de Tavarede”.
As cerimónias vão meter música e foguetes, pois claro.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?