<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, abril 02, 2009

SINAIS (BONS?...) DOS TEMPOS

Quando os líderes dos 8 países economicamente mais poderosos do mundo ( o então chamado G8 ) se reuniram em Tóquio, em Julho passado, com o petróleo e os bens alimentares a atingirem altíssimos preços, e quando já se vislumbravam sinais da crise financeira-económica-social agora em pleno desenvolvimento, foram brindados com um belo jantar de encerramento.

Na primeira página da sua edição de 8 de Julho , podia ler-se no jornal britânico Guardian :

“As barrigas mais poderosas do mundo estavam esfomeadas depois de um dia a discutir formas de combater a crise alimentar que se estava a espalhar pelo mundo. Sentados à mesa do Hotel Windsor na ilha de Hokkaido, deleitaram-se com 19 pratos preparados por 25 cozinheiros(...) “

A ementa incluia várias entradas, como milho recheado com caviar e ouriços do mar, seguidas por enguias avinagradas e cordeiro com trufas negras.

No jantar de ontem do grupo dos G20, na residência do primeiro-ministro britânico, o jantar terá sido mais contido. O cozinheiro-chefe foi um jóvem apresentador de uma popular série de televisão dedicada à gastronomia popular e económica, James Oliver ( que aliás gosto muito de ver). A entrada foi à base de espargos ( na Europa do Norte, é agora a época deles) , seguida por um prato de borrego servido com pão e temperado com alho, talvez assim como um típico ensopado de borrego à portuguesa.

Como desta vez eram 20 e da outra 8, é possível que o jantar agora tenha saido mais caro.
Mas nisto, os valores contados em euros, libras ou dólares, pouco contam, são trocos. O que verdadeiramente importa, porém, é o exemplo e a mensagem. Bons exemplos de contenção, pelo menos, é o que devem dar os líderes, os responsáveis (políticos ou outros...), e os sortudos cidadãos não atingidos pelos problemas de pobreza e exclusão dos tempos que vivemos.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?