<$BlogRSDUrl$>

sábado, abril 04, 2009

PROMOÇÃO DA CULTURA OU DE CIRCO PARA O PESSOAL?...

Certamente no âmbito ( só pode...) do desvelo que a Câmara Municipal dedica à promoção da “cultura” das gentes da Figueira da Foz, está anunciado, para hoje, 4 de Abril, um espectáculo designado por “ Herman José ao vivo”, no Centro de Artes e Espectáculos Dr. Pedro Santana Lopes (CAE).
Comediante e humorista em deprimente decadência, com prazo de validade já largamente ultrapassado (já foi de facto, há uns largos anos, uma referência do bom e saudável humor), Herman José virá à Figueira da Foz disfrutar de um palco para as suas palhaçadas, a sua já crónica boçalidade e as suas piadas de mau gosto. Tudo portanto a bem da cultura, pois claro, pois é para a sua promoção que foi concebido e exerce actividade aquele verdadeiro elefante branco que é o referido CAE.
Relativamente a este evento de alto nível “cultural”, há umas quantas dúvidas suscitadas ao meu espírito maledicente. Para as quais gostaria de encontrar resposta.
A receita de bilheteira será por conta do humorista Herman José, ou por conta de alguma empresa promotora de espectáculos ou eventos, a qual pagará ao CAE a totalidade do aluguer da sala de espectáculos, cobrindo todos os custos da mesma ?
Ou o humorista vem facturar cachet previamente contratado com o CAE? E se for assim, a receita da bilheteira irá cobrir o cachet do “artista”, acrescido das demais despesas decorrentes da realização do espectáculo, como a manutenção e os custos fixos ligados ao CAE, mais uma margem, ainda que pequena? Se for assim, muito bem, nada tenho a criticar . Negócio de “show business” é negócio. E faz negócio quem tem estruturas e instalações para fazer negócio.
Mas se não for assim, muito mal. Lá estaria ( estará?...) a Figueira Grande Turismo, o CAE e a Câmara Municipal, seu único patrono, a gastar recursos financeiros onde não devem .Quando decerto fazem falta para outras aplicações, bem mais indispensáveis do que proporcionar espectáculos de Parque Mayer ou de Casino a tantos coimbrinhas que se deslocam à Figueira para se rirem, ainda por cima, à custa do contribuinte cá desta paróquia.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?