<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, abril 22, 2009

OS POSSÍVEIS TRUQUES DAS ESTATÍSTICAS

Mark Twain dizia que havia 3 tipos de mentiras : as grandes, as pequenas e...as estatísticas.

O Primeiro-Ministro, com ar triunfalista, declarou hoje na Assembleia da República que depois da adopção do novo estatuto do aluno, o número de faltas dos estudantes do ensino secundário havia diminuido de 22% . O número é espectacular, reconheço, mas costuma dizer-se que quando a esmola é grande, o pobre desconfia. E também já vou sabendo o que a casa gasta.
No mesmo debate de hoje, o lider parlamentar do PSD fez a acusação de que aquele notável número ( 22%) se deveria à circunstância de que agora, os alunos, quando faltam um tempo mais ou menos longo, têm de fazer depois uma prova de conhecimento das matérias . E , superada a prova , (nao custando a crer que o consigam com facilidade, se a prova for fácil...) as faltas dadas são apagadas, e deixam de ser consideradas faltas...E assim diminuiria o absentismo escolar. Será isto verdade?
A acusação é grave, e a questão ficou sem resposta por parte do PM. Eu gostava de a ter. Inequívoca. Com toda a sinceridade, gostava de ver total e liminarmente negada a putativa habilidade. Para que não ficasse ainda mais desgastado o meu conceito sobre a seriedade política do Primeiro-Ministro. Sem o que aumentará a minha crescente angústia sobre o futuro que nos espera.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?