<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, abril 29, 2009

O DIREITO DE RECORRER AOS TRIBUNAIS

“ O exercício da liberdade em democracia pressupõe que o primeiro-ministro também tenha a liberdade de opinar sobre um programa de televisão nos termos que entender, sujeitando-se à contradita e a algum processo”
(...)
O insulto público e a perseguição ad hominem também são liberdades que qualquer pode tomar, incluindo nos media que lhes dêem guarida; mas não são a liberdade que a lei garante, nem obrigam o insultado a “comer e calar” .
(...)

(Fernando Madrinha, in EXPRESSO de 25 de Abril último)


“(...)
Há um tipo – que tem o mesmo apelido que eu e que escreve semanalmente no DN, onde se especializou na ofensa fácil – que escreveu que Sócrates falar de moral é o mesmo que Cicciolina falar de virtude, ou coisa que o valha. O cidadão José Sócrates, sentindo-se ofendido ( como qualquer um de nós se sentiria), põe um processo ao ofensor. Tem esse direito ? Não : é o primeiro-ministro a intimidar “ um jornalista” . E o “jornalista” vira mártir da liberdade de imprensa na praça pública. Fala-se em “ameaças intoleráveis”, da liberdade em risco, da heroica e antiquíssima luta da imprensa contra o poder, do “jornalismo de investigação” contra as pressões políticas.
Liberdade? De imprensa? Ora, vão pastar caracois para o Sara!...
(...)

(Miguel Sousa Tavares, in EXPRESSO de 25 de Abril último)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?