<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, abril 21, 2009

INABILIDADE POLITICA, PELO MENOS...

A Figueira da Foz surge mais uma vez, desta feita por ridículas razões, nos grandes títulos da imprensa regional e nacional . Por parte do seu causador, o caso aqui relatado indicia, pelo menos uma grande inabilidade política e um desconhecimento do que são hoje os modernos meios electrónicos de comunicação entre as pessoas. Não estamos no tempo do telex , do telégrafo ou do pombo correio.
Há áreas orgânicas e funcionários da Camara Municipal que têm atribuido correio electrónico. Assim o têm, também , os vereadores, executivos ou não.
Os endereços de e-mail dos serviços camarários não são segredo de Estado, nem são apenas utilizáveis para comunicações internas. Toda a gente pode saber, por exemplo, que o endereço electrónico do Director do Departamento de Urbanismo é
mario.maduro@cm-figfoz.pt (Nota 1). Tenho todo o direito e legitimidade para , do meu PC pessoal ou de outro qualquer, lhe enviar um e-mail, a qualquer instante, desde que educado e bem identificado da minha parte. Caso não contenha nenhum virus e o fire-wall da rede da Câmara Municipal não o filtrar, o destinatário recebe o meu e-mail.
Se eu tenho a legitimidade e o direito de lhe enviar um e-mail, porque não terá igual legitimidade e direito um Vereador não executivo ?
Claro que os tem, quer o envie do seu PC pessoal, quer o envie através do endereço de correio electrónico institucional e porventura do PC que lhe tiverem sido facultados. Retirar esta funcionalidade , ou ameaçar retirá-la, pelas razões expostas, nada resolve quanto ao essencial. Que, para os vereadores não executivos, eleitos pelo PS, é o de fazerem chegar aos munícipes (os funcionários municipais tambem são munícipes) as “Newsletters” com as suas posições sobre a governação do Município (Nota 2) .
O Presidente da Câmara deu por isso um tiro no pé. Do qual já estará porventura arrependido, face à publicidade que o incidente acabou por ter na comunicação social.


Nota 1
Os endereços electrónicos das áreas orgânicas, dos funcionários e dos vereadores deveriam de resto estar claramente disponíveis na página da Internet da Câmara Municipal . É assim que acontece na página da Câmara de Pombal, por exemplo, como se pode verificar aqui.

Nota 2
Registo que a preparação e divulgação das referidas “Newsletters” além de inteiramente legítima, é uma boa e transparente prática da intervenção politica dos vereadores não executivos, que cumpre aplaudir.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?