<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, março 20, 2009

PUBLICIDADE CENSURADA

A RTP exibia um spot publicitário à actualidade informativa da RDP. Aliás de fraca qualidade. Pelos vistos, pôde ser interpretado por certas almas, radiantes de tanta branca virgindade, como uma crítica à prática de manifestações por tudo e por nada. Pela parte que me toca, nunca me passou pela cabeça atribuir ao anúncio esse significado. Mas enfim, há espíritos muito sensíveis, como o de Carvalho da Silva, o patrão dos sindicatos. O PCP e o BE já vieram declarar, indignados, que aquele simples spot publicitário desvalorizava ou colocava em causa (!....) o direito de manifestação. Só ainda não disseram que punha em causa as liberdades de Abril. Mas ainda virão com essa. Ultrapassando os outros pela esquerda, o PSD caiu no ridículo de exigir a demissão dos responsáveis da RTP, num discurso repleto de afirmações infantilmente radicais, de bradar aos céus.
Atemorizada, a RTP veio anunciar que ia retirar o anúncio.
Como assim? Mas agora já não se pode criticar a CGTP e as suas manifestações, se acaso foi essa a leitura feita ao anúncio, por alguém? Pelos vistos não pode. Carvalho da Silva fica logo todo enxofrado quando alguém manifesta uma opinião divergente da sua, ou ouve a mais leve crítica ao comportamento da sua central sindical.
Estamos então em face de uma acção de verdadeira censura. Quase à moda antiga. À moda dos tempos da ditadura salazarista, ou à moda dos gloriosos tempos do gonçalvismo. Se a moda pega, o programa Contra-Informação da RTP que se cuide . E o quinto poder, ou seja a blogosfera, também.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?