<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, março 25, 2009

O DIREITO A TUDO, O DEVER PARA NADA

“Os pais são permissivos porque a ideia da democracia e dos direitos está muito espalhada . Ao criar as crianças de um modo ditatorial e autoritário, estas vão aprender a reprimir. A partir desse momento, compreendem que os outros também existem e, no futuro, serão democratas. Mas, se os criarmos em democracia, como se fossem iguais aos pais, vão crescer centrados sobre si mesmos, vão crescer como fascistas. O que é um fascista? É um indivíduo que pensa que tem todos os direitos.
(...)
Não é ditadura, mas autoridade. Se os pais continuarem a dar todos os direitos à criança, começam a pedir-lhes autorização para sair à noite, para fazer esta ou aquela compra. Em França, 53 por cento das decisões sobre que produtos comprar são decididas pelas crianças. Alerto para o risco de estarmos a criar tiranos.
(...)
A crise económica é já um resultado de uma educação irresponsável.
(...)
As coisas começaram a mudar a partir do momento em que entrámos numa sociedade de abundância. Antes disso, dizíamos : “Não se pode ter tudo.” A partir dos anos de 1955/1960, passámos a dizer : “Temos direito a tudo.” A partir desse momento começou a crescer a importância do “eu,eu,eu”.

(Excertos de uma entrevista dada por Aldo Naouri, pediatra francês, autor do livro “Educar os filhos: uma urgência nos dias que correm”, in PUBLICO de hoje)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?