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quinta-feira, fevereiro 26, 2009

A ECONOMIA , A CRISE E OS ESTADOS DE ALMA

Imprensa, rádio e televisões dão hoje grande relevo, aparentemente com muita mágoa, à notícia de que o índice de confiança dos consumidores em Portugal está muito em baixo. Ao que dizem, nunca esteve tão baixo.
Nos tempos que vivemos, os estados de alma dos cidadãos comuns são substancialmente condicionados e determinados pelos modelos e estilos de informação adoptados pelos media. Quando a generalidade destes se rendem ao estilo tabloide, porque as más notícias é que fazem vender, facturam, e podem manter os empregos dos jornalistas, sobretudo se dadas em prime time ou em parangonas de primeira página, atormentando-nos a toda a hora com a terrível crise que é grave e aumenta, com o desemprego, com as muitas empresas que encerram, com os bancos que estão perto da falência, que é que seria de esperar? Que o pessoal encarasse o próximo futuro com optimismo?

A este propósito, transcrevo a seguir uma história em jeito de parábola e ao estilo brasileiro, que há tempos me foi enviada por correio electrónico:

"Um homem vivia à beira duma estrada e vendia cachorros quentes.
Ele não tinha rádio, televisão e nem lia jornais, mas produzia e vendia bons cachorros quentes.
Ele se preocupava com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes pela estrada, oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava.
As vendas foram aumentando e, cada vez mais ele comprava o melhor pão e a melhor salsicha.
Foi necessário também adquirir um fogão maior para atender uma grande quantidade de fregueses, e o negócio prosperava... Seus cachorros quentes eram os melhores de toda a região!
Vencedor, ele conseguiu pagar uma boa escola ao filho. O menino cresceu e foi estudar economia numa das melhores faculdades do país.
Finalmente, o filho já formado, voltou para casa, notou que o pai continuava com a vidinha de sempre e teve uma séria conversa com ele: - Pai, então você não ouve radio? Você não vê televisão e não lê os jornais? Há uma grande crise no mundo.
A situação do nosso país é crítica. Esta tudo arruinado. O mundo vai desabar.
Depois de ouvir as considerações do filho doutorado, o pai pensou: bem, se o meu filho que estudou economia, lê jornais, vê televisão, acha isto então só pode estar com razão.
Com medo da crise, o pai procurou um fornecedor de pão mais barato (e claro, pior) e começou a comprar salsichas mais baratas (que eram, também, as piores). Para economizar, parou de fazer cartazes de propaganda na estrada.Abatido pela noticia da crise já não oferecia o seu produto em voz alta.
Tomadas essas 'providências', as vendas começaram a cair e foram caindo, caindo e chegaram a níveis insuportáveis e o negócio dos cachorros quentes do velho, que antes gerava recursos até para fazer o filho estudar economia na melhor faculdade, faliu.
O pai, triste, então falou para o filho: - 'Você estava certo, meu filho, nós estamos no meio de uma grande crise. ' E comentou com os amigos, orgulhoso: - 'Bendita a hora em que eu fiz meu filho estudar economia, ele me "avisou" da crise... '"

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