<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, janeiro 07, 2009

UM EXERCÍCIO DE MEMÓRIA

A economia portuguesa terá entrado em recessão técnica, segundo as previsões do Banco de Portugal. As previsões apontam por agora para que o PIB português irá decrescer no ano corrente em 0,8% relativamente a 2008. Nada que já ninguém não adivinhasse, sem ser necessário ser bruxo ou doutorado em Economia.
O pânico, ou um excessivo alarido do género “nós bem dissemos”, serão a forma mais desastrosa de enfrentar a recessão. Enquanto considerado como mera recessão, o cenário não virá a ser inédito em Portugal. Valerá por isso a pena puxar um bocadinho pela memória.
Ora, em Portugal :
- no ano de 1993, o PIB decresceu em 1,2% relativamente a 1992 ;
- no ano de 2003, o PIB decresceu em 1,3% relativamente a 2002 .

Se em 2009 os efeitos se limitassem a uma diminuição do PIB em 0,8% , até pareceria que não seria de temer muito que viessemos a passar muito pior do quem 1993 e em 2003.
Sucede que desta vez, porém, as coisas serão muito mais sérias pelo facto da “nossa” recessão aparecer “mergulhada” no seio de uma profunda recessão global, em especial na União Europeia e nos Estados Unidos. E de nos apanhar muito mais endividados do que naqueles passados anos, num contexto internacional de falta de confiança para nos emprestarem mais dinheiro
Em 2003, por exemplo, o decréscimo do PIB nacional de 1,3% era confrontável com aumentos médios do PIB de 0,8% na UE15 (onde se incluia Portugal) e de 0,9% na UE25.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?