<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, janeiro 27, 2009

SOLENÍSSIMA CERIMÓNIA SOLENE ...

Pergunto a mim mesmo qual será o sentido, justificação e objectivo de uma cerimónia tão solene e tão patusca como a que hoje teve lugar, chamada de abertura do ano judicial .
Abertura? Então o ano judicial não começou em Setembro, depois das férias judiciais? Co’s diabos, têm de ser organizadas assim cerimónias solenes para o ano escolar, o ano futebolístico, o ano autarquico, o ano fiscal, e por aí adiante. Nos outros países europeus ( não digo na Venezuela, na Bolívia ou no Burkina-Faso...) também haverá cerimónias como estas, com tantos discursos, tantos venerandos conselheiros, em salão nobre com tantos dourados e cortinas de veludo, e com tantas medalhas sobre o peito?
Nos últimos anos, e contribuindo para um crescente sentimento de desconfiança dos cidadãos no sistema judicial indígena, a patusca cerimónia transformou-se num circo, onde, como hoje aconteceu, decorre uma deprimente batalha verbal entre corporações : a corporação dos advogados (pela voz do seu demagógico e tribunício bastonário) contra a dos dos magistrados do MP e dos juizes : da corporação destes contra a dos advogados ; da corporação dos juizes contra a dos magistrados do MP; das corporações de advogados, magistrados e juizes, contra a corporação dos legisladores : das várias corporações contra o atarantado ministro da Justiça que entretanto vai respondendo que não senhor, tudo vai bem e tudo tem melhorado, e se tem feito um grande esforço para a utilização das novas tecnologias.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?