<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, janeiro 09, 2009



PALPITES , PROGNÓSTICOS E PROJECÇÕES

Com surpreendente sabedoria, um “dragon”, jogador da bola, disse um dia uma frase que acabou por ficar célebre : “ prognósticos, só no fim do jogo”.
A asserção é, tim-tim-por-tim-tim , aplicável ao complexo universo da “ciência “ económica, e dos sábios assessores e consultores financeiros. Vejam só as duas imagens acima colocadas. Uma delas contem previsões para a vida económica nacional feitas, pelo Banco de Portugal, em final de 2007, para os anos de 2008 e de 2009. A outra, dada a conhecer há dias pelo mesmo BP, contem projecções para os anos de 2009 e 2010. Não acertaram uma, mas também não será por isso que são incompetentes.

Como escrevia o Prof. Duncan Watts no PUBLICO de ontem :

“O mundo – como os indivíduos – é dificil de perceber e de prever. Quase nunca se acerta. E no entanto a tentação é grande e continuamos a tentar. Teme-se que a falta de previsibilidade corresponda a uma ausência de sentido. Uma certeza pode ser desde já adiantada : ninguém sabe onde estaremos daqui a um ano”.

Poderemos ficar com uma réstea de esperança. Tal como o Banco de Portugal errou para cima, no final de 2007 , pode ser que também possa ter errado, desta vez para baixo, nas projecções feitas no final de 2008. Infelizmente, não é esse o meu palpite, e mais do que palpite não me atrevo a fazer, assim a jeito de “wishfull thinking”... E quanto a prognósticos, estou como o citado e ilustre “dragon”....
(clicar nas imagens para as aumentar)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?